CRETATec Tecnologias de Reciclagem

Projeto CRETATec

Primeiro site CRETATec

Primeiro site CRETATec

A CRETATec nasceu da ideia de um grande amigo da universidade, Guilherme Pacher, que visava reciclar resíduos da construção civil para produção de concreto de alto desempenho sendo selecionada entre as 50 melhores ideias do Programa de Empreendedorismo Sinapse da Inovação do ano de 2008, o que nos levou a formar uma equipe para participar da capacitação para empreendedorismo oferecida pela Fundação CERTI em parceria com o Sebrae, para desenvolvimento de todo o plano de negócios para a empresa.

 

 

 

 

Conceito CRETATec

Segundo site CRETATec

Segundo site CRETATec

Durante o desenvolvimento do plano de negócios a atuação da CRETATec foi expandida para apresentar soluções e gerir projetos voltados para a valorização e tratamento de resíduos industriais e da construção civil, desenvolvimento de produtos e mercados a partir destes subprodutos.

 

Nos guiamos pelo modelo de “Empresa Sustentável” que tem como resultado um conjunto de fatores e de ações que se completam de forma a abranger toda a área de atuação da empresa e todas as suas cadeias produtivas e de negócios.

 

Pautada na segurança e responsabilidade com a sociedade e o meio ambiente. Foi idealizada e concebida por uma equipe formada por engenheiros de materiais e graduandos da Universidade Federal de Santa Catarina com o objetivo de utilizar o conhecimento de engenharia de materiais e as atualizações das tecnologias de reciclagem para realizar todas as etapas de desenvolvimento dos projetos, desde a caracterização dos resíduos, transformação em subprodutos, estudos de processamento, ampliação para escala semi-industrial, transferência de tecnologia e divulgação dos resultados em mídia especializada provendo aos clientes e a empresa ganho intelectual e em marketing ambiental.

 

Atividades desenvolvidas para a CRETATec

  • Idealização do modelo de negócios e desenvolvimento do plano de negócios
  • Criação da identidade da marca
  • Criação e gestão da presença nas redes sociais: Facebook, Twitter
  • Publicidade online utilizando Google Adwords
  • Submissão do projeto a programas de apoio a empreendedores e empresas nascentes

 

Cases de sucesso

Projeto Cinzas de Incineradores

Caracterização do material e desenvolvimento do estudo de viabilidade técnico-econômica (EVTE) para utilização das cinzas incineradas de solo contaminado com hidrocarbonetos como agregado fino na preparação de concreto. Projeto desenvolvido para a empresa Cetrel-Lumina.

 

Projeto Ecobloc

Implementação de projeto-piloto de um centro comunitário com a utilização de blocos de concreto fabricados com recuperação de resíduos poliméricos em parceria com o idealizador da ideia, Msc. Paulo Eduardo Antunes Grijó. 

Aprovado no Edital da FAPERJ (Fundação de Amparo a Pesquisa do Rio de Janeiro), Edital Apoio ao Desenvolvimento de Modelos de Inovação Tecnológica Social – 2010

 

Projeto Microfusão

Desenvolvido em parceria com a empresa Sulmaq, mais especificamente da sua unidade de microfusão, visou a caracterização do material e posterior estudo de viabilidade técnico-econômica para reaproveitamento da casca cerâmica utilizada no processo de fabricação por fundição com cera perdida.

Apresentado no 15º Congresso de Fundição (Conaf 2011).